Foto: Rafael Balbueno (Divulgação)
A nova diretoria da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Santa Maria (Sedufsm) deverá ser conhecida na madrugada de sexta. Os professores filiados à entidade têm das 9h às 17h de quinta-feira para escolher, entre duas chapas, qual delas comandará a Sedufsm nos próximos dois anos. O processo de votação começou ontem, às 9h, e encerrou às 20h. Já a apuração está prevista para começar hoje, às 19h, na sede da Sedufsm.
Conheça os candidatos à presidência da Sedufsm
O atual presidente, Júlio Quevedo, 57 anos, professor de História, busca a reeleição concorrendo pela chapa 1: Classista, Autônoma e Democrática, de situação. Ele disputa a entidade com a professora de Serviço Social Laura da Fonseca, 52 anos, candidata da chapa 2: Renova Sedufsm, de oposição. É a primeira vez, desde 2010, que mais de uma chapa se apresenta para concorrer à direção da Sedufsm.
Os dois professores têm filiação partidária (Quevedo é do PSol, e Laura, do PT), mas afirmam que os sindicatos devem ser independentes. Ou seja, não aparelhados por siglas políticas. A principal divergência entre as duas composições é a relação com as centrais sindicais nacionais. A chapa de Quevedo defende a atual posição da entidade, que é ligada à Central Sindical e Popular (CSP) - Conlutas desde 2005, quando houve rompimento com a Central Única dos Trabalhadores (CUT). A oposição defende uma revisão da filiação à Conlutas e um possível retorno à CUT.
URNAS
A Sedufsm disponibilizou 11 urnas para os seus 1,5 mil associados votarem. Só os docentes de campi de Cachoeira do Sul não votarão hoje, já que o pleito foi só um dia na cidade, porque há apenas três votantes. Os demais campi, além do de Santa Maria, continuam com eleição nesta quinta-feira.
Além da votação para a diretoria da Sedufsm e para o conselho de representantes da entidade, os professores também estão votando para eleger a nova direção do Andes, o sindicato nacional que representa os professores das instituições de Ensino Superior. O resultado da eleição do Andes, no entanto, só deverá ser conhecido na quarta-feira da próxima semana.
AS CHAPAS
Chapa 1: Classista, Autônoma e Democrática (situação)
- Presidente - Júlio Quevedo, 57 anos, professor de História, é o atual presidente da Sedufsm e busca a reeleição
Chapa 2: Renova Sedufsm (oposição)
- Presidente - Laura da Fonseca, 52 anos, professora de Serviço Social, concorreu à vice-reitora da UFSM no ano passado
LOCAIS E HORÁRIOS DE VOTAÇÃO
Das 9h às 17h em todos os locais, com exceção de Cachoeira, que teve votação ontem por ter apenas três eleitores
- Centro de Ciências Rurais (CCR)
- Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH-Campus)
- Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE)
- Centro de Tecnologia (CT)
- Centro de Educação (CE)
- Centro de Ciências da Saúde (CCS)
- Reitoria
- Antiga Reitoria (Floriano Peixoto, Centro)
- Campi de Palmeira das Missões, Frederico Westphalen e Cachoeira do Sul
PARA VOTAR
- Levar documento de identificação com foto
- Os aposentados estão votando na Antiga Reitoria (Floriano Peixoto, Centro), mas quem não conseguir ir até lá poderá votar em qualquer outra urna disponível